No mesmo ano, 13 de dezembro de 1733, a Grande Loja da Inglaterra, em sua Comunicação Trimestral em Londres, adotou uma resolução para “recolher a Caridade desta Sociedade para permitir que os Curadores (da Geórgia) enviem Irmãos em dificuldades para a Geórgia, onde possam ser confortavelmente previsto… que seja vigorosamente (sic) recomendado pelos Mestres e Vigilantes das Lojas regulares que façam uma coleta generosa entre todos os seus Membros para esse propósito…”
Cerca de três meses depois, em 21 de fevereiro de 1734, uma Loja de Maçons foi organizada em Savannah sob a “antiga Alfândega” (sem mandado). Noble Jones, amigo íntimo de James Oglethorpe, foi iniciado naquela data, o primeiro maçom feito na Geórgia. Em 2 de dezembro de 1735, a Loja foi autorizada pela Grande Loja da Inglaterra e inscrita na lista gravada como “A Loja de Savannah, na Província de Ye, na Geórgia”. Foi atribuído o número 139 no registro das Lojas Inglesas. Em 1770 seu número foi reduzido para o número 63 e em 1792 era o número 46, embora não fosse mais uma Loja Inglesa.
A Loja em Savannah mudou seu nome antes de 1770 para Loja de Salomão. Em 1774 e 1775, respectivamente, a Grande Loja da Inglaterra garantiu mais duas Lojas em Savannah, Unidade No. 465 e Granadeiros No. 481. Ambas as Lojas morreram prematuramente.
Exceto por esse breve período, a Loja de Salomão foi a única Loja na Geórgia de 1734 a 1785. A Loja de Salomão foi a segunda Loja devidamente constituída na América, próxima apenas de uma Loja em Boston garantida em 1733. A Loja de Salomão é a Loja Mãe da Geórgia.
Servindo como Grão-Mestres Provinciais na Geórgia foram: Gray Elliott, 1760 até ser sucedido em 1771 por Noble Jones. O irmão Jones serviu até sua morte em 1775. Em algum momento durante a Guerra pela Independência, Samuel Elbert, soldado americano e mais tarde governador da Geórgia, foi “eleito” Grão-Mestre Provincial. Em 15 de dezembro de 1786, o Irmão Elbert renunciou ao cargo de Grão-Mestre Provincial para que a Grande Loja independente da Geórgia pudesse ser formada.
Um grupo de maçons dissidentes em Savannah, desaprovando o funcionamento da Loja de Salomão, solicitou à Grande Loja da Pensilvânia em 1784 uma carta para organizar uma Loja. Sua petição foi concedida pela Pensilvânia em 31 de março de 1785, sendo a Loja listada no registro da Pensilvânia como no. 42, conhecido como Hiram Lodge, Savannah, Geórgia.
No verdadeiro espírito da Maçonaria, as diferenças entre as duas Lojas foram logo reconciliadas. No ano seguinte, sabe-se que existiam duas Lojas adicionais no estado, uma em Augusta e outra em Washington. Acredita-se que essas quatro Lojas, em 16 de dezembro de 1786, se reuniram e criaram a mais Venerável Grande Loja de Maçons Livres e Aceitos para o Estado da Geórgia. William Stephens, Past Master da Loja de Salomão, agora No. 1, e o primeiro Juiz do Tribunal dos EUA na Geórgia, foi eleito e empossado Grão-Mestre.
As próximas oito Lojas na Geórgia foram: Columbia No. 3, Augusta; Louis No. 4, Washington; Washington nº 5, Washington; São João nº 6, Sunbury; Rio Pequeno nº 7, Rio Pequeno; São Patrício nº 8, Waynesboro; São Jorge nº 9, Kiokas; União nº 10, Savannah.
Com exceção da Loja nº 1 de Salomão, todas as Lojas acima estão extintas. A Loja Social, originalmente nº 18, Augusta, Geórgia, agora também nº 1, foi fundada em dezembro de 1799. A Geórgia tem 402 Lojas e 32.773 membros.
A Maçonaria existe continuamente na Geórgia desde 1734. A Grande Loja da Geórgia, F. & AM, existe desde 1786.
A Grande Loja de Maçons Livres e Aceitos da Geórgia foi constituída com duração perpétua em 6 de fevereiro de 1796, por uma Lei da Assembleia Geral da Geórgia aprovada para esse fim, e foi entregue até os dias atuais.
https://glofga.org/history-of-freemasonry-in-georgia/
Nenhum comentário:
Postar um comentário