quinta-feira, 30 de maio de 2024

História FAAM do Distrito de Columbia

 


Em 1811, representantes de cinco lojas maçônicas operando no Distrito de Columbia reuniram-se em uma convenção para formar seu próprio corpo governante, a Grande Loja do Distrito de Columbia. A nova Grande Loja era composta por quatro lojas fundadas inicialmente em Maryland e uma na Virgínia. As cinco lojas foram reorganizadas sob novas cartas emitidas pela nova Grande Loja: Federal nº 1, Alexandria-Brook nº 2, Columbia nº 3, Naval nº 4 e Potomac nº 5. Nas primeiras décadas, a Grande Loja reunidos no Salão Maçônico construído pelas lojas Federal e Columbia. No final da primeira década, o número de membros da fraternidade totalizava 250 membros.


O Caso Morgan

Uma onda de sentimento antimaçônico varreu os Estados Unidos entre 1830 e 1850. Embora os eventos em torno do "Caso Morgan" tenham feito com que lojas em todo o país suspendessem ou encerrassem as operações, homens em todo o Distrito continuaram a solicitar adesão e registou um aumento líquido positivo no número de requerentes durante o período. A Grande Loja conduziu e participou de vários eventos públicos, incluindo o lançamento das pedras fundamentais do Monumento a Washington e a extensão do Capitólio dos EUA. Em 9 de novembro de 1848, uma petição foi apresentada por vários membros que viajaram para a Califórnia durante a Corrida do Ouro para formar uma loja "na cidade de São Francisco, Alta Califórnia" e intitulada Loja Califórnia No. a loja ajudou a formar a Grande Loja da Califórnia, que então se tornou a Loja nº 1 da Califórnia e deixou de ser membro da Grande Loja de DC

A Era de Ouro do Fraternalismo

A Grande Loja entrou na primeira era de ouro do fraternalismo entre 1850 e 1920, quando a Arte viu um grande fluxo de membros. A Grande Loja lançou a pedra fundamental de seu Templo Maçônico na esquina Noroeste das Ruas Nono e F Noroeste em 1868, na presença do Presidente Andrew Johnson. Albert Gallatin Mackey mudou-se para o Distrito e continuou a publicar seus trabalhos seminais sobre a Maçonaria. Em 1907, o número de membros cresceu tanto que foi necessário um edifício maior para abrigar os vários corpos e clubes maçônicos. O presidente Theodore Roosevelt lançou a pedra fundamental do terceiro Salão Maçônico em 8 de junho de 1907, localizado na Avenida 13 com a Avenida Nova York. A Grande Loja também realizou a cerimônia da pedra fundamental da Casa do Templo, sede do Rito Escocês Antigo e Aceito, Jurisdição Sul. 
Em 1909, Kenyon N. Harper, Past Master da Loja Naval e Grande Historiador, compilou e publicou a primeira história seminal da Grande Loja de DC a tempo para o centenário do corpo em 1911. Uma cópia digital pode ser encontrada aqui .

A primeira e a segunda Guerras Mundiais resultaram em um grande fluxo de novos membros no Distrito. Os maçons juntaram-se a outras organizações para ajudar a apoiar o esforço de guerra, organizando campanhas de arrecadação de fundos, bem-estar e programas de assistência. Em 1952, o Grão-Mestre do Distrito de Columbia, Renah Camalier, foi incumbido pelo Presidente e Ex-Grão-Mestre do Missouri, Harry S. Truman, de distribuir as pedras da Casa Branca. Uma série de pedras foram descobertas na fundação original da Casa Branca contendo símbolos e marcas maçônicas. O Presidente, reconhecendo o significado histórico das marcas, solicitou que as pedras fossem cortadas e distribuídas às muitas Grandes Lojas nos Estados Unidos e no exterior. 
Em 1961, o Past Grão-Mestre Ray B. Harris, da Loja Potomac No. 5, publicou a história do sesquicentenário da Grande Loja de DC 1811-1961. Uma cópia digital pode ser encontrada aqui .

Declínios modernos

O interesse pela Maçonaria diminuiu nas décadas seguintes. Em 1980, a Grande Loja caiu para cerca de 10.000 membros, contra o máximo de cerca de 25.000 no início da década de 1950. Com custos operacionais crescentes, a Grande Loja decidiu vender o Templo Maçônico na 13th Street e mudou-se para o local existente no MacArthur Boulevard. 

Em 1992 e 1993, a Grande Loja organizou e participou das celebrações do bicentenário do lançamento das pedras fundamentais da Casa Branca e do Capitólio dos EUA. A revisão mais recente da história da nossa Grande Loja foi escrita por Carl R. Levine em 1992 e abrange os anos de 1962-1991. Este volume pode ser visualizado aqui . Uma lista abrangente dos Anais da Grande Loja desde 1810 está disponível na Grande Loja mediante solicitação. 

Uma Nova Era de Fraternalismo

Também nesta altura, a Fraternidade em DC entrou na sua actual fase de adesão – o período de fraternidade internacional. Maçons de diferentes línguas e nacionalidades organizaram e formaram lojas para celebrar essas afinidades, enquanto duas lojas também se organizaram como lojas de afinidade acadêmica para The George Washington e Universidades Americanas.

Hoje, a Grande Loja continua a crescer e a apoiar a comunidade do Distrito. Existem 47 lojas operando no Distrito de Columbia e no Líbano, compostas por mais de 3.500 membros individuais e mais de 4.200 membros.  

https://www.dcgrandlodge.org/history-of-dc-freemasonry.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário